Se Setembro traz aos miúdos a alegria do reencontro com os amigos e colegas da escola e a expectativa de mais um ano escolar, que eles materializam na preparação dos cadernos, dos livros e do material escolar, também para nós é um mês de adaptação e de descobertas, mesmo que muitas sejam quase imperceptíveis.

E se eles se entretêm com o regresso às aulas, nós exploramos as montras das livrarias e as prateleiras da Fnac, da Under the Cover, do El Corte Inglés ou da Ler Devagar à procura (avidamente, se forem como eu) de um título que nos desperte a curiosidade ou acelere o ritmo cardíaco. Pois então, que novidades terão as editoras, perguntarão.

Para a rentrée algumas chancelas prepararam surpresas que não se limitam ao lançamento de livros: teremos ao vivo e a cores a presença de autores que visitarão o nosso país no intuito de promover as suas obras. Já a 22 de Setembro poderemos estar com Selva Almada para conhecer Raparigas Mortas, da D. Quixote, e a 24 de Setembro chega o famoso escritor Ken Follett para nos apresentar Uma Coluna de Fogo, numa edição da Editorial Presença; em Outubro, a Bertrand traz-nos dois “pesos pesados”, Dan Brown com Origem e António Damásio com A Estranha Ordem das Coisas; em Novembro será a vez de Ivan Jablonka apresentar Laëtitia – ou O Fim dos Homens.

De entre tantos títulos que competem pela nossa atenção, ficam três sugestões tão díspares quanto o gosto pelos livros nos permite (a insanidade) da leitura: A Filha do Pântano, de Karen Dionne, um thriller publicado pela HarperCollins; Uma Pasteleira em Casa, de Rita Nascimento, editado pela Arte Plural; e Antologia de Poesia Erótica, de Bocage, numa compilação editada pela D. Quixote.

Sandra M. Augusto / Colectivo 71.86

links

Editorial Presença: https://www.presenca.pt/

Bertrand: http://www.bertrandeditora.pt/

D. Quixote: http://dquixote.leya.com/pt/

HarperCollins: http://harpercollinsportugal.com/

 

Comments

comments