A 18ª Festa do Cinema Francês está de regresso para nos dar a conhecer o que de melhor se tem feito na produção cinematográfica francesa e é com grande contentamento que recebemos esta iniciativa organizada pelo Institut Français du Portugal em conjunto com a Alliance Française e com a Embaixada de França.

Ao longo destes 18 anos, fomo-nos habituando a ter em Lisboa uma atenção especial e dedicada ao cinema francês e, hoje em dia, é sempre em ânsias de adolescente que folheamos a brochura da programação para descobrir quem é o padrinho de cada edição e de que cineasta se faz uma retrospectiva, que filmes serão exibidos e em que salas e quais as antestreias.

Se tudo começou em Lisboa, actualmente a Festa do Cinema Francês realiza-se em 12 cidades do país e serão projectados 52 filmes, dos quais 33 são antestreias absolutas e cinco correspondem à primeira obra de cinco realizadores. E há tanto por onde escolher: comédia, drama, policial, animação e documentários. As crianças e os jovens não ficaram de fora e a programação contempla sessões escolares em diferentes cidades.

É já no próximo dia 5 de Outubro que a sala do cinema São Jorge, em Lisboa, inaugura esta festa, seguindo-se-lhe as salas de outras cidades. Até 12 de Novembro é caso para dizer Vive La France!.

Sandra Marques Augusto | Colectivo 71.86

Imagens © Direitos Reservados

Comments

comments