Processed with VSCO with f2 preset

Num Outono de dias quentes e noites poucos frias, apetece comer já algo quente, a
chamar o frio. Uma lasanha de carne com curgete e brócolos pode ser uma boa
solução.

Esta receita é uma excelente opção para quem quer cortar com os hidratos de carbono
à hora do jantar ou para quem estiver a fazer uma dieta cetogénica, que se traduz
numa ingestão minúscula de hidratos de carbono (5% do valor energético total da
dieta). Caso pretenda fazer um tratamento cetogénico, mais correto do que dieta
cetogénica, deve procurar acompanhamento nutricional para que não obtenha o
efeito inverso: aumento do apetite, perda de massa muscular, retenção de líquidos,
acumulação de gordura na zona visceral e um grande desejo por doces. Tudo isto pode
acontecer quando:

#1 – Devido à restrição de carboidratos, o seu corpo fica privado do fornecimento
usual de glicose;
#2 – Como as células precisam de energia e o corpo vai buscar outra fonte para supri-
la, a energia na forma de gordura.
#3 – O fígado acaba com os ácidos graxos, provenientes do tecido adiposo
transformando-os em corpos cetónicos, que são usados em substituição da glicose).

Receita da lasanha low-carb

Ingredientes:
– 500 gr de carne picada
– 1 embalagens de tomate aos pedaços
– 1 cebola roxa
– 2 alhos picados
– 4 col. sopa de azeite
– 2 colheres de sopa de Azeite
– 1 courgette grande
– 8 pés de brócolos

Para o molho:
– 2 col. de sopa de azeite
– 1 col. de sob. de limão
– 1 col. chá de orégãos
– 1 col. de sobremesa de mostarda Dijon
– Sal

Preparação:
Comece por fazer o refogado com cebola, azeite e alho. Quando a cebola fica
translúcida junte a carne picada, mexa, tape e deixe apurar. A seguir junte o tomate
em pedaços, depois de triturado, com os orégãos.
Corte a curgete às tiras largas longitudinais e lave os brócolos.

Unte um pirex com azeite e comece por colocar duas camadas de curgete, em seguida
a carne à bolonhesa e alguns brócolos por cima. E assim, sucessivamente em camadas.
Por fim, coloca-se o azeite, o limão, os orégãos, a mostrada Dijon e o sal num frasco,
abana-se muito bem e espalha-se por cima da última camada de legumes. Vai ao forno
durante 30 minutos e está pronto.

Dado a boa recetividade desta receita cá em casa, não podia deixar de ser umas das
escolhidas do blog It’s Up to You para fazer parte do livro da minha co-autoria
“Crianças Saudáveis, Famílias Felizes”.

 

It’s Up to You!
Raquel

 

 

 

 

 

 

Comments

comments