Nesta era em que na arena das virtudes os heróis “sustentabilidade”, “DIY” e “slow life” se debatem com os vilões “consumismo”, “má gestão dos recursos” e “plásticos”, compete a nós, pessoas singulares com ou sem sede de IRS, dar um pontapé na balança e desequilibrar o fiel a favor dos heróis que, pese embora o seu enorme esforço, saem quase sempre de rastos e derrotados.

E a quadra natalícia é um dos maiores, senão o maior, paradoxos no que diz respeito a esta guerra de valores, pelo que é sempre apropriado toda a sugestão que nos obrigue a combater ao lado dos “bons” – como o workshop de origami que o Museu do Oriente propõe. 

Origami para o Natal convida à execução de elementos em papel alusivos à celebração, sejam caixas para embrulhos ou apontamentos decorativos como estrelas e pequenas árvores de Natal. Com base em modelos tradicionais e modernos, o desafio é pegar numa folha de papel e aprender as técnicas de dobragem que permitem dar forma a diversos diagramas sem recortar ou colar.

Este Origami para o Natal será orientado por Constança Arouca e realizar-se-á no dia 15 de Dezembro, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Sandra Marques Augusto | Colectivo 71.86

Imagens © Direitos Reservados

Comments

comments