Parece-me que de ano para ano Dezembro passa numa contagem que se faz cada vez mais cedo, numa voracidade que já engole até os últimos dias de Novembro e que, sem dúvida, consome a nossa atenção. Uma atenção que deveria ser dedicada à vida em si e feita em olhares pousados nos valores que o Natal simboliza. Para nos darmos a nós mesmos um refúgio onde nos é permitido ser arrebatados pela emoção, ficam três histórias que estreiam agora nas salas de cinema:

Wonder – Encantado 

Uma história de coragem esta a de Auggie e dos seus pais, juntos na conquista do lugar que lhes assiste, como a qualquer um de nós, à felicidade. Auggie é um rapazinho que nasceu com síndrome de Treacher Collins, uma doença congénita que provoca malformações no crânio e no rosto, e que agora aos 10 anos vai frequentar uma escola normal. Um desafio e uma aventura de gigantesca dimensão e para os quais tanto Auggie como os pais têm consciência de que será necessário uma dose extraordinária de coragem e generosidade. Entre sorrisos e lágrimas, surpreende a dupla de actores no papel dos pais, Julia Roberts e Owen Wilson.

Só Para Ter a Certeza 

Bem ao estilo francês, Só Para Ter a Certeza é uma comédia dramática que nos faz “desenjoar” da produção cinematográfica anglo-saxónica e nos diverte pelo carácter pitoresco que assiste a este género do cinema francês. Apresentado em antestreia este ano na 18ª edição da Festa do Cinema Francês, Só Para Ter a Certeza é uma história de mal-entendidos que vai transformar a vida de Erwan, um detonador de bombas, colocando-o no trilho de uma mulher fascinante. Pelo caminho, encontra o seu pai biológico e descobre uma verdade que o inquietará.

A Montanha entre Nós 

É mais outra perspectiva sobre a sobrevivência em situações extremas mas, à semelhança de outras histórias, traz dentro de si a Esperança, aquela que “é a última a morrer” e que aquece o coração e alma. A isto junta-se o Amor e, então, estamos perante a dupla mais poderosa do universo – o Amor e a Esperança – no filme A Montanha entre Nós. Um médico e uma jornalista vêem-se isolados e perdidos algures numa serra repleta de neve em resultado do despenhamento do avião em que seguiam viagem. Feridos, com fome e frio e conscientes de que ninguém os virá salvar, Kate Winslet e Idris Elba (ou as suas personagens) arriscam a travessia das montanhas em busca de socorro. Levarão consigo a Esperança e pelo caminho serão apanhados pelo Amor.

Sandra Marques Augusto | Colectivo 71.86

Imagens © Direitos Reservados

Comments

comments