O emprego, a preocupação com os filhos, stress, os trabalhos domésticos… A preparação para uma boa noite de sono pode ser um processo difícil por vários motivos. Porque é que adiamos muitas vezes o momento em que nos vamos deitar? Talvez porque já sabemos o quão custoso é o processo, principalmente quando estamos mais preocupados, ansiosos ou sob pressão.

Uma boa noite de sono prepara-nos para enfrentar o dia seguinte com mais energia, faz-nos acordar cedo sem que sintamos (tanto) que é uma obrigação, e deixa-nos muito mais bem dispostos. O nosso bem estar físico e emocional depende também da qualidade do nosso sono! Então… se assim é, devemos criar rotinas para dormir! Hoje partilho com vocês algumas coisas que funcionam comigo!


1. Diz-me o que comes… dir-te-ei como dormes!
Alimentos ou produtos com cafeína ou nicotina funcionam como um estimulante, portanto há que evitá-los! Por outro lado, ter fome a meio do sono pode prejudicar seriamente todo o descanso. Se tiveres fome antes de ir dormir, opta por snacks mais leves, como uma peça de fruta ou uma pequena fatia de pão escuro com manteiga de amêndoa. E já que estás na cozinha, aproveita para ver se deixaste alguma loiça por lavar ou guardar nos armários! Há quem diga que se consegue dormir descansado se não se tiver tudo arrumado!


2. Sê rigoroso quanto aos horários!
Já dizia o ditado… “deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer”! Manter as rotinas relativamente aos horários de deitar e de acordar, vai ajudar-te a dormir melhor e a que te sintas menos cansado! Se respeitares o horário de ir deitar, o teu corpo vai começar a reagir quando a hora estiver a chegar! Vais sentir-te mais ensonado, com menos energia e, quando te deitares na cama, vais adormecer em segundos!


3. Guarda 30 minutos para relaxar
Estes 30 minutos podem começar no momento em que vais lavar os dentes, por exemplo. Este tempo não é para andar a correr; faz tudo muito devagar e de forma relaxada. Um duche quentinho pode ajudar o teu corpo a descomprimir de todo o stress do dia. O acto de despir a roupa e vestir o pijama costuma ser muito rápido, mas dá-lhe tempo! Se estiver frio, aquece um bocadinho a casa de banho ou o teu quarto antes de te despires. Quando te deitares, podes ler algumas páginas de um livro que gostes ou ouvir uma música tranquila, num volume bem baixinho. Deixa o teu corpo perceber que chegou a hora de acalmar os ânimos para ter uma noite descansada.


4. Desliga-te!
Esta é uma regra de ouro que deves ter em conta na tua rotina de sono. Esquece os telemóveis, tablets e computadores pelos menos 30 minutos antes de ires dormir. Eles são um estímulo enorme para o teu cérebro! Estar a fazer scroll nas redes socais enquanto estás deitado na cama só vai despertar-te para pensar em mais mil e uma coisas. Podes, no máximo, utilizá-los para colocar uma música relaxante, mas evita ao máximo estar nas redes sociais antes de ires dormir. O meu conselho é que desligues mesmo todos os gadgets, até porque está provado que as radiações que eles transmitem podem ser prejudiciais à saúde.


5. Cria um ritual
O que nos pode trazer mais tranquilidade do que fazer coisas que realmente gostamos? Guarda os últimos minutos do dia para ler aquele livro maravilhoso, para meditar ou executar uma sequência de ioga bem relaxante. Aprende a respirar, agradece tudo o que tens e sonha com o que queres ser, fazer ou ter… mas com calma, claro! Não vamos estragar tudo e começar a pensar em todas as nossas concretizações 5 minutos antes de ir dormir, boa? Faz tudo o que puderes para te sentires em paz. O teu dia acabou, amanhã é outro dia, mais um dia para fazeres o melhor que sabes e dares o melhor de ti!

E vocês? Têm truques que vos ajudam a dormir melhor? Partilhem-nos comigo… quero saber tudo!

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