Dia dos namorados. Há quem ligue e festeje como mais gosta e há quem não faça nada de especial nesta data. Ou pelo menos nada que já não faça nos outros dias do ano.

Nós (eu e o Miguel) estamos mais neste grupo. Quem me segue nas redes sociais percebe que vivemos muito dos detalhes do dia a dia… um post it por baixo da chávena do café, uma carta no carro, uma mensagem no quadro da cozinha … Vivemos assim. Dar sempre todos os dias. Alimentar. Logo se já temos os nossos momentos todos os dias não fazemos nada de especial nesta data!

O meu marido para além de ser um homem do digital, atento e carinhoso, cozinha muitoooo bem. Acreditem. 🙂 Faz um cheesecake bombástico; umas tostas especiais que fazem vergonha a muitos cafés; uma massa no forno que o meu filho chega a repetir 3 vezes (e ele é um pisco a comer); uma batata doce deliciosa  …  e no meio de tanta coisa boa o meu prato de eleição: um risotto de cogumelos.

Há uns tempos partilhei no meu instagram as minhas novidades na cozinha da Tescoma. De tempos a tempos gosto de mudar e sou fã desta marca. Entre facas, frigideiras, grelhador, panelas, recipientes para guardar comida … há tudo um mundo fantástico para descobrir principalmente quem adora cozinhar!Ora eu quando recebo algo novo gosto logo de experimentar. É como na roupa: vou à Zara tenho de vestir logo no dia seguinte.

Para festejar todas as novidades da Tescoma decidi fazer o famoso risotto de cogumelos do chef Miguel Raposo!

Sempre sob o olhar atento do chef mas a coisa aconteceu e ficou bem saborosa! Acompanhado por um belo tinto alentejano e uma salada de tomate … huuuuum perfeito. 🙂

 

 

O que é que o risotto tem a ver com o dia dos namorados? Tudo. Os pratos italianos sabem sempre a paixão e amor … por isso deixem lá o o restaurante de eleição para outra altura a namorem na cozinha enquanto fazem o jantar! A sério! Muito mais giro e sedutor, na minha opinião. Abrem logo a garrafa de vinho enquanto cozinham, servem no copo, o vinho respira … e vão bebendo lentamente enquanto preparam o prato.

 

Vamos a isso? Apanhem a receita super fácil…

INGREDIENTES ( Para  2 pessoas)
– 1 Caneca de arroz Risotto
– 200g de cogumelo portobello pequeno, fatiados
– 1 cebola pequena, picada
– 1 dente de Alho
– 1/4 caneca de vinho branco
– 2 colheres de manteiga (1 no início e 1 para os cogumelos)
– Aproximadamente 1 litro de água (para o caldo)
– 1 cubo de caldo de galinha ou legumes
– 1/2 caneca de parmesão ralado na hora
– sal, pimenta, azeite
Cortar os cogumelos e lavar tudo bem.
Preparar o caldo. Água a ferver e colocar o caldo bem bem dissolvido. Reservar
Numa panela grande, colocar azeite e manteiga.  Refogar a cebola e alho até a cebola ficar transparente.
Juntar o arroz e ir mexendo 1 a 2 minutos.
Adicionar vinho branco e mexer bem.
Assim que reduzir e evaporar, vamos adicionando aos poucos o caldo. Ir mexendo.
Fritar os cogulemos com manteiga, temperar sal e pimenta.
Juntar sal e pimenta ao arroz.
Deixar al dente o arroz antes de adicionar o queijo ralado e mexer tudo bem. No final juntar os cogumelos.
Deixar no mínimo 5 minutos a descansar .
Servir no prato. Juntar mais queijo e salsa .
Avancem sem receios. Se não correr bem fica para mais tarde recordar! 😉 Garantam sempre que têm outra alternativa em casa caso o risotto não corra bem. Um prato de queijos também vai bem com o tinto …
Namorem e mimem. Sempre.

Fotos por Laura Fontoura

https://www.instagram.com/laurafontoura__/

Comments

comments