A nossa casa é uma extensão de nós mesmos. Ela diz muito acerca da nossa forma de ser, dos nossos gostos, e o nosso estilo de vida. Dou-vos um exemplo, de acordo com um artigo que li no Reader’s Digest: As casas das pessoas liberais tendem a ser mais confusas, com muita variedade de livros, música, e muitas cores; os mais conservadores, costumam ter casas mais tradicionais, com uma decoração mais convencional… e por aí fora!

Ainda assim, e mesmo depois de lermos inúmeros estudos científicos para nos ajudar a perceber a relação que temos com a nossa casa, há uma coisa muito simples da qual nos esquecemos com frequência: é que a nossa casa determina também COMO NOS SENTIMOS! Isto varia muito de pessoa para pessoa, porque há quem se sinta bem no meio do caos, e quem tenha OCD e só saiba viver tranquilo com tudo arrumadinho e organizado ao milímetro… Mas hoje quero partilhar convosco algumas dicas acerca da nossa casa que, regra geral, nos fazem sentir mais felizes se as seguirmos.

1. Não saias de casa sem fazer a cama

Se for uma tarefa que não gostes de fazer, poderá ser mais difícil… mas imagina-te a chegar a casa e a ter o quarto todo bonitinho com a cama feita, e à noite deitares-te nela e sentires que está tudo esticadinho. Para mim é fácil, aliás, é automático! Não sou capaz de sair de casa com a cama por fazer, mesmo nos dias de maior correria.

Gretchen Rubin, autor do best-seller “The Happiness Project”, explica que fazer a cama era “a principal mudança mais impactante que as pessoas mais mencionaram”, enquanto pesquisava para o seu livro sobre felicidade inspiradora. São dois ou três minutos do nosso dia a fazer a diferença! Querem experimentar?

2. Se não consegues livrar-te de algo, resolve-o

Confusos? Não estejam! Isto é tão simples como perceber que as tarefas domésticas não se fazem sozinhas… mesmo que tenham uma mulher a dias! Há sempre alguém que vai ter de limpar, que arrumar as roupas que foram deixando “naquela cadeira que todos sabemos para o que serve“, ou lavar a louça do jantar de ontem.

Esquecerem que têm de fazer essas coisas não vai fazer com que elas se vão fazer sozinhas, portanto… façam-nas e arranjem uma maneira de gostarem do que estão a fazer! Como? Se não gostam do barulho do aspirador, ponham um phones, ouçam a vossa música preferida e dancem como se estivessem a adoraaaar o que estão a fazer! É mais fácil do que parece!

3. Tem sempre tudo OK para o caso de haver surpresas

As vossas mães também vos diziam que não saíam de casa sem ter tudo arrumado, porque nunca se sabe quem pode bater à porta? É mesmo disso que se trata! Mas não têm de ser super obsessivos com isto… calma!

Ninguém quer ter a casa toda desarrumada se de repente houver alguma emergência e alguém lá entrar sem que seja planeado. Por isso, tentem sempre manter as coisas minimamente arrumadas e organizadas no seu lugar, para que não se sintam mal caso aconteça alguma destas situações e a vossa casa estiver imprópria para visitas… Isso vai permitir que andem mais tranquilos 😉

4. Cria cantinhos com peças de decoração que tenham valor sentimental para ti

Uma das coisas que dá mais personalidade e que torna as casas únicas são as fotografias de família que expomos, aquele postal querido que alguém nos ofereceu… enfim, aquelas coisas que nos ofereceram ou que nós comprámos que têm um significado especial.

Precisam de ideias? Procurem na casa de um familiar uma coisa que vos faça lembrar alguma recordação da vossa infância. Já imaginam a história que uma casa pode ser? Eu guardo com muito amor um presente que o Miguel me deu no meu aniversário: um Santo António feito especialmente para mim. Adoro!

5. Investe em coisas que te ajudem a desfrutar da tua casa

Há coisas mesmo simples que nos fazem usufruir do nosso lar: mantas quentinhas para nos enrolarmos no sofá, um bom chá para partilhar, ou até um novo livro de receitas com coisas deliciosas para testarmos!

Já pensaram em como se sentem quando experimentam fazer coisas diferentes em casa? Ponham mãos à obra e inovem! Aproveitem para sair da rotina e divirtam-se!

Comments

comments